Como criar uma rifa: um guia passo a passo

Passo 1:

O primeiro passo é criar seu cadastro de usuário. Se você já possui cadastro, pule direto para o passo 2. Para se cadastrar, vá na parte superior direita do site (se estiver no celular, clique nas três barrinhas para abrir as opções) e clique em “Área do Cliente”. Em seguida, clique no botão “Entrar” e, abaixo da opção entrar com Google, clique em “Cadastre-se”. AQUI está um link direto para a página de cadastro.

Neste momento, você terá duas opções. Será aberto um formulário para você informar seu email (que será sua chave de acesso à área de gestão da campanha e recebimento de notificações do sistema), data de nascimento (o uso do sistema é para maiores de 18 anos), e definição de senha. Alternativamente, você pode simplesmente clicar em cadastrar com Google ao final do formulário (a opção cadastrar com Facebook está desativada – não use ela).

Se você optou por cadastrar com o Google, já está tudo pronto e você pode pular para o passo 2. Se você optou por informar um email e senha diferente do Gmail, após preencher essas informações e clicar em “Cadastrar”, o sistema enviará uma mensagem para o email informado para que você possa confirmá-lo e ativar seu cadastro. Feito isso, você já poderá criar sua campanha.

Passo 2

Na página, clique no botão “Criar rifa” ou acesse essa opção na parte superior direita do site (se estiver no celular, clique nas três barrinhas para abrir as opções). AQUI está um link para acessar diretamente esta página.

Entre no sistema usando o email e a senha cadastrada ou acesse direto por meio da opção entrar com Google.

Será aberto o formulário para você criar sua rifa. As respostas que você fornecer serão usadas para criar a página da sua rifa na Internet. Portanto, capriche! E lembre-se, a rifa deve ser uma ação entre amigos com objetivo beneficente e não comercial.

O formulário possui campos obrigatórios e opcionais. Os campos obrigatórios são:

Celular de contato: o número para entrarmos em contato com você, caso necessário.

Nome da pessoa ou instituição que está organizando a rifa: você pode estar criando uma campanha para você mesmo ou em prol de um terceiro, seja um parente, amigo ou instituição.

– Nome de quem será beneficiado pela rifa (pessoa ou instituição): informe quem será beneficiado com a arrecadação da campanha. Pode ser uma pessoa, projeto ou instituição.

– Foto do organizador ou beneficiário: Essa foto aparecerá em destaque na página de sua campanha, como a foto de perfil da campanha. Você pode ver alguns exemplos de campanhas ativas clicando AQUI.

– Informe o objetivo da rifa e por que essa é uma ação beneficente ou sem fins lucrativos: Informe, preferencialmente de forma sucinta, o objetivo de sua campanha. Idealmente, ele deve ter o formato de uma história que, se bem contada, pode criar uma conexão emocional com seus doadores, motivando-os a apoiar sua causa. Seja autêntico e pessoal. Compartilhe suas motivações, suas esperanças e os desafios que sua causa enfrenta.

– Valor do prêmio: informe o valor do brinde. Uma das características de uma rifa é ofertar um prêmio de valor simbólico em retribuição à ajuda recebida. Por isso, aceitamos apenas prêmios com valor igual ou inferior a R$ 1.000,00. Importante: o sorteio será realizado ao final da campanha de arrecadação se o valor total arrecadado for R$ 100,00 ou mais, independente do valor do brinde.

– Descrição do prêmio: Use este campo para descrever seu brinde (o que é), especificar condições ou limitações para sua entrega (quando, como e onde será entregue).

– Foto do prêmio: Faça um upload da foto do prêmio a ser ofertado. Se não possuir, anexe a imagem que mais se assemelhe a ele.

– Data do sorteio (horário de Brasília): informe a data do sorteio, que servirá também como data de encerramento de sua campanha. Esta data não deve ser inferior a 15 dias ou superior a 90 dias da data de criação da rifa. A partir dessa data e horário, irá aparecer na área exclusiva “minhas rifas” e na página restrita de sua rifa (visualizar rifa) o botão sortear. No horário definido para o sorteio, o contador (timer) de sua rifa é zerado e as conexões com as processadoras de pagamento são encerradas, não sendo possível receber novas doações/pagamentos. Você poderá acionar o botão sortear a qualquer momento a partir do horário definido. Quando o botão é acionado, o sistema selecionará de forma aleatória o número de um dos bilhetes vendidos, que será o bilhete ganhador. Você poderá visualizar os dados do ganhador, como nome, email e telefone. A página pública de sua rifa será atualizada automaticamente para exibir o nome do ganhador e o número do bilhete. Se você não configurou um horário específico para o sorteio de sua campanha, ele será realizado automaticamente pelo sistema às 23:59h da data escolhida.

– Dados bancários para recebimento da arrecadação após o fim da campanha: nome do titular; opcionalmente chave Pix (somente e-mail); nome ou número do banco; agência (quatro números sem o dígito); número e dígito da conta; informar se é poupança ou não; e CPF ou CNPJ do titular da conta bancária. O valor arrecadado será liberado ao final da campanha, assim que o doador vencedor do sorteio acusar o recebimento do brinde. Adicionalmente, aguardamos três dias úteis após o sorteio para realizarmos a transferência (disponível a partir do quarto dia útil), tempo necessário para que seu saldo se estabilize.

– Por fim, deve ser informado, para fins tributários, os dados de endereço do titular da conta bancária: CEP; logradouro; número; bairro; cidade; e estado.


Dentre os campos opcionais do formulário, destacamos o espaço para colocar o link para perfil do organizador ou beneficiário no Facebook e no Instagram.
Esses links serão conectados aos ícones do Facebook e Instagram da página de sua campanha, direcionando os doadores diretamente para seus perfis. Assim, eles poderão obter mais informações sobre sua campanha e se manterem atualizados.

Após preencher os dados do formulário, será necessário “assinar” o Termo de Uso, por meio da marcação da caixa de seleção declarando que “Confirmo que li e aceito o Termo de Uso da Rifa Tech e que esta rifa tem objetivo beneficente ou não lucrativo”.

Passo 3

Antes de enviar a solicitação, você poderá clicar no botão “Pré-visualização“, onde verá uma amostra real de como ficou a página de sua campanha. Se a partir dessa visualização você entender que há itens a serem melhorados, você pode ajustar diretamente no formulário. Caso esteja tudo do jeito que você quer, clique em “Enviar solicitação“.

Você receberá uma resposta sobre a solicitação de criação da campanha em até 12 horas (mas geralmente bem antes). Fique de olho também na caixa de spam, porque eventualmente nosso email pode ser direcionado para lá pelo seu provedor.

Aprovada a campanha, você receberá um email com instruções adicionais e com o link da sua campanha na internet. Você poderá usá-lo para arrecadar imediatamente e compartilhá-lo no WhatsApp e nas redes sociais.